A música, o cérebro e a criança

A música tem a capacidade de ativar diferentes áreas do nosso cérebro favorecendo o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor, sócio afetivo e cultural. Segundo Carvalho (2011) a neuro-ciência cognitiva estuda as capacidades mentais mais complexas a linguagem e a memória para entender como o se dá o processo de aprendizagem e quais fatores podem influenciar positivamente nesse processo.

Mas como o cérebro interpreta, percebe, apreende e comanda a música?

  • A música tem a capacidade de despertar diferentes áreas e funções do cérebro, como as sensopercepção musical, memórias e rede de recompensas.
  • Libera a dopamina no córtex pré-frontal, gerando a sensação de bem-estar, processos sensório-motores, além das emoções complexas.

“A educação musical tem a função de ensinar ideias, conceitos e sociabilização. É através dos jogos musicais que pode ser ativado a fonte de motivação e neurodesenvolvimento, além do controle da memória, linguagem, atenção e do pensamento superior.”

É nos primeiro 8 anos de idade que o neurodesenvolvimento tem a fase mais sensível para o desenvolvimento de habilidades musicais. De acordo com Muszkat (2008) nos 3 primeiros meses a criança já é capaz de reconhecer contornos melódicos, diferenciar consonâncias e dissonâncias e mudanças rítmicas. Expondo precocemente à música, a criança está sujeita a desenvolver um cérebro mais conectado, fluido, emocionalmente competente e criativo. De acordo com Muszkat (2000):

  • Crianças em ambientes sensorialmente enriquecedores apresentam respostas fisiológicas mais amplas.
  • Maior atividade das áreas associativas cerebrais, maior grau de neurogênese (formação de novos neurônios em área importante para a memória como o hipocampo).
  • Diminuição da perda neuronal (apoptose funcional).

As crianças expressam suas emoções mais facilmente através da música do que em palavras. Isso pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, inclusive aquelas com déficit de atenção e dislexia. Segundo Muszkat (2008. p.68): “Neste sentido, o estudo da música pode ser uma ferramenta única para ampliação do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, incluindo aquelas com transtornos ou disfunções do neurodesenvolvimento como o déficit de atenção e a dislexia”.

A importância da educação musical na idade escolar, nos remete a importância da musicalização infantil para o desenvolvimento global da criança. De acordo com a educadora musical Gainza (1988) “O objetivo específico da educação musical é musicalizar, ou seja, tornar o indivíduo sensível e receptivo ao fenômeno sonoro, promovendo nele, ao mesmo tempo, respostas de índole musical”.

Santos e Parra (2015) afirmam que certas atividades musicais simples e cotidianas ativam as diferentes áreas cerebrais, o que sugere que quanto mais estímulos, mais aprendizado e maior desenvolvimento cerebral. É imprescindível reconhecer que a música traz benefícios incontáveis ao cérebro, mobilizando quase todas as áreas cerebrais, além dos subsistemas neurais, sendo que os diferentes aspectos musicais são tratados em diversas regiões neurais.

Um Comentário

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