A educação musical e o autismo

A autismo chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno global do desenvolvimento. A criança apresenta dificuldades de comunicação, na interação social e no comportamento. Manifesta-se normalmente antes dos três anos.

A Associação Brasileira de Autismo (1994 apud BONINI, 2006), caracteriza o autismo como respostas anormais de estímulos auditivos e visuais, e problemas graves quanto a compreensão da linguagem falada.

A fala demora a aparecer e quando acontece usa pronomes inadequados, nota-se a ecolalia, estrutura gramatical imatura, não consegue usar termos abstratos, é incapaz de utilizar a linguagem verbal e corpórea socialmente, e geralmente há problemas graves de relacionamento social, sem contato olho a olho, dificuldades em interagir em grupo principalmente com jogos em grupo. Tem resistência a mudanças, tem um comportamento ritualístico e rotina anormal da vida, tem ligação a objetos estranhos e uma maneira de brincar estereotipado. A inteligência varia do subnormal a acima do normal.

Sendo assim, vemos a grande necessidade de dar estímulos, e ensinar todos os conteúdos e possibilidades que a música oferece para que as crianças que possuem autismo se desenvolvam e recebam as mesmas oportunidades que qualquer outra criança.

“Música não é apenas tocar um instrumento e se aprimorar tecnicamente. Ela vai além, dando um desenvolvimento mais abrangente. Segundo Louro (2004/2006), a música vai além do desenvolvimento técnico, não há necessidade de ser praticada apenas como algo profissionalizante.”

Segundo Pendeza e Souza (2015) a música é um meio de comunicação não-verbal, facilitando a expressão dos sentimentos e uma nova forma de comunicação o que possibilita a interação entre pares, possibilitando ao autista a conexão com o ambiente. Os vários estímulos que a música oferece como percepção auditiva e visual através dos sons, a coordenação motora fina através de um instrumento, faz com que a criança autista desenvolva suas aptidões e a gênese de novas capacidades.

Segundo Pendeza e Souza (2015) a música é um meio de comunicação não-verbal, facilitando a expressão dos sentimentos e uma nova forma de comunicação o que possibilita a interação entre pares, possibilitando ao autista a conexão com o ambiente. Os vários estímulos que a música oferece como percepção auditiva e visual através dos sons, a coordenação motora fina através de um instrumento, faz com que a criança autista desenvolva suas aptidões e a gênese de novas capacidades.

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